segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Se Jesus te tocou, anuncia!


Qual  a sua reação se aparecesse aqui agora um homem maltrapilho, barba por fazer, roupa suja e gritasse em alta voz: Imundo! Sou imundo!? Isso hoje nos causaria espanto, asco, mas no tempo de Jesus, era normal. As pessoas que possuíam lepra, se autodenominavam “imundas”, e eram obrigadas a agirem dessa forma, pois portando-se de tal maneira evitavam que as pessoas chegassem perto e se contaminassem.
Na mentalidade do povo da Bíblia, o leproso, além de pecador era excomungado e por conta disso era condenado a viver a margem da sociedade, era excluído de todo convívio social. Vivia isolado de tudo e de todos e como se não bastasse tamanha humilhação ainda trazia guizos no pescoço para anunciar que era portador da lepra. Para ele, só restava a solidão, o abandono, as trevas.
Com o olhar de Marcos 1,40-45, podemos analisar, a grande mensagem que Jesus quer nos passar. Esse encontro do Mestre com o leproso não é casual. O Cristo Salvador, tinha uma missão a  cumprir e buscava a todo momento provocar encontros nos quais pudesse demonstrar atitudes de amor e de compaixão com os que mais precisavam.

O leproso exibe  duas atitudes que demonstram a fé, o respeito e a confiança no poder de Jesus. Quando prostra-se de joelhos, reconhece a divindade do Mestre. Quando pede “Se queres, tens o poder de curar-me”. (Mc 1, 40) mostra a fé e a crença no poder do Pai.
Naquela época, uma pessoa ser curada da lepra era como se ressuscitasse. O leproso não vacilou, colocou toda sua vida nas mãos de Jesus, e obteve d’Ele o que mais sonhava, a resposta que o salvaria e o traria de novo a sociedade. Bastou uma simples frase: “Eu quero: fica curado!”.(Mc 1, 41).É extraordinariamente bela a grandeza da fé deste homem e o sentimento de compaixão expresso por Jesus.
Retornemos a nossa realidade, e analisemos: Nos deparamos cotidianamente nos meios de comunicação de massa com noticias que nos causam dó, sofrimento e que em muitas vezes julgamos ter compaixão. Reações que expressamos  de forma momentânea, logo outros divertimentos dão lugar a tristeza e tudo fica esquecido. Com Jesus, não é assim! Compaixão para Ele,  no significado totalitário da palavra, é um sentimento que faz com que a dor do outro seja  a minha dor e sendo assim me leva a solidariedade. Como não quero sentir aquela dor do meu irmão vou fazer com que a dor dele passe. Olhar solidário, compassivo e de grande unidade!
Jesus sempre tinha e tem  compaixão! È tanto que tomou para si a dor da humanidade.
E é essa a  mensagem que Marcos quer nos deixar através desse Evangelho. Diante de Jesus todo mal pode ser curado.  Não existem obstáculos para impedir o toque de Jesus nas nossas chagas, nos nossos sofrimentos, em tudo que nos afasta do Amor! Quantas vezes damos oportunidade a Deus para que Ele nos toque? Deus não quer que fiquemos prostrados, Ele quer sim, nos curar, nos levantar, trazer luz para nossa vida.
Na atual sociedade temos vários tipos de leprosos carecendo do nosso toque, da nossa atenção, das nossas mãos, dos nossos cuidados. Hoje, há  diversos tipos de lepras sociais atingindo e causando abandono e dor.  Os envolvidos no mundo da drogadição, tratados com tanta indiferença, com tanto preconceito, como se eles mesmos fossem responsáveis por seus atos. Os moradores de ruas, portadores de câncer, de  AIDS, a falta de perspectiva de vida! Neles também Jesus quer tocar através das nossas mãos, através do nosso olhar  compreensivo e benevolente, através do nosso  serviço.
Quando o leproso sentiu-se curado não obedeceu o pedido de Jesus (Mc 1, 44) saiu  divulgando a todos o que tinha acontecido. Também nós que somos tocados por Ele é impossível permanecermos estáticos diante dessa demonstração de tão grande amor. Quando Ele nos toca, sentimos o coração arder, sentimo-nos animados e felizes porque tivemos essa experiência de reconhecer que amamos e somos amados.
Se Cristo em algum momento da tua vida te tocou, seja como esse leproso curado, prove a Ele de verdade que você o reconhece como o Deus compassivo e bondoso. Faça a experiência de partilhar o tesouro que encontrou. Abra a sua mão, o seu coração e seja você mesmo a mão que acolhe, acalma, ajuda, a mão que pode ajudar a curar as dores do mundo. Não espere  o milagre acontecer para despertar a fé, mas  tenha  certeza que a sua fé pode levar a acontecer o milagre. Levanta  e anuncia a todos que Ele verdadeiramente te tocou e te deu coragem para construir um reino de paz, amor  e solidariedade!
                                        Texto baseado na homilia do dia 12/fev/2012 proferida por Pe Ednelson

Um comentário:

  1. Eu sinto necessidade da minha Paróquia,lá me abasteço com o Evangelho, com a presença do Cristo na Hóstia Consagrada, com o olhar misericordioso do Santíssimo, com as palavras abençoadas de Ed, um ungido que teve a linda missão de nos ensinar, de nos catequizar sobre o papel de JESUS aqui na Terra e, principalmente, junto com nós aprender a verdadeira missão do cristão-católico aqui neste Planeta.
    Sou bairrista, sou CR de coração e não abro mão disso,Amooooo!!!!! Rose.

    ResponderExcluir

O seu comentário é precioso para o nosso ato evangelizador, mas seja cordial. Muito obrigado!