domingo, 25 de novembro de 2012


9ª noite
TEMA: A FÉ GERA COMUNIDADE
O Pregador da noite foi o querido Frei Mário Sérgio.
Iniciou a pregação com a saudação franciscana, "Paz e bem" e relembrou a nossa origem como comunidade dos frades Capucinhos e nos convidou a refletir sobre o tema da noite.
Pontuou a experiência de fé na vida de todo cristão: Todos nós temos fé. A fé não é previlégio de um ou de outro. No ato da concepção, Deus nos dá de presente a capacidade de acreditar. Então porque uns se dizem com fé e outros não? Porque muitas pessoas ainda dizem: Deus não me deu fé? Isso é um grande equivoco! Fé todos nós temos sim, o que acontece é que uns cultivam a fé, regando com experiência de uma vida dedicada ao serviço, colocando essa fé na prática a serviço da comunidade, vivendo  de forma solidária, aceitando as diferenças e sendo testemunho vivo de uma fé que faz brotar o amor, a paz e a alegria entre irmãos. Outros preferem enterrar essa fé, não difundí-la.
Mencionou a beleza do enamoramento com Jesus, quando esse dá-se através  da graça do encontro pessoal com Ele. Fez alusão ao Livro de Jó " Antes eu te conhecia de ouvir falar; mas agora os meus olhos podem te ver.” (42,5) Não basta dizer tenho  fé, tem que ter esse enlace de amor, de confiança e essa só se adquire com o cultivo da fé, principalmente na comunidade.
Continou nos convidando a refletir sobre os paradigmas de uma fé comunitária, a qual tanto Jesus se dedicou a construir, desde o chamado dos apóstolos, quando disse a estes: "Onde dois ou três estiverem reunidos no meu nome, Eu estarei no meio deles" (Mt 18,20). Citou também nossas limitações para vivência em comunidade, nossas fraquezas, o pensar em desistir, a incapacidade de perdoar o outro, a falta de aceitação e nos pediu para que nesses momentos pensassemos em Simão Pedro quando disse: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.1 Jo 6:68, e assim voltarmos nosso pensamento a Deus, reconhecendo que precisamos afirmar a beleza de ter fé, para que outros encontrem em nós o verdeiro testemunho de uma fé que é vivenciada no dia-a-dia em todos os lugares que permeamos.
Falou ainda sobre uma fé vivida sem compromisso com a Igreja, sem doutrina, sem conteúdo, sem qualidade. Essa é uma fé fácil de ser destruída, pois não encontra nos ensinamentos bíblicos, embasamento para um seguimento cristão e convicto.
Concluiu deixando as palavras: "Um coração que bateu por amor por Jesus, nunca mais poderá viver sem Ele".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é precioso para o nosso ato evangelizador, mas seja cordial. Muito obrigado!