sábado, 31 de dezembro de 2011

UM NOVO ANO DE GRAÇA!


         A palavra graça é usada habitualmente em expressões que denotam algo que não foi pago (“foi de graça”), e em uma situação cômica ou irônica (“que graça!”). Bastaria, num primeiro plano, este uso corriqueiro para cultivarmos em nossos corações um sentimento positivo e de gratidão face ao ano vindouro. 2012 está chegando gratuitamente para nós, como um presente. E vem acompanhado de alegria pelo simples motivo de estarmos vivos. Isto já justifica uma festa!
          No contexto bíblico-teológico, graça (em grego, káris) traduz uma realidade muito mais profunda: o cuidado todo especial de Deus para conosco; o seu amor transformado em bênçãos, em atenção, em gestos de bondade e de doação. Vale a pena notar que este termo está na raiz da palavra caridade, que no cristianismo é o amor oblativo, o amor supremo, lembrado por Paulo no capítulo 13 da carta aos Coríntios.
          Graça é o amor maternal de Deus. Mais do que um sentimento, é um amor transformado em perenes cuidados em vista de nossa salvação, cujo ponto mais alto foi o envio de seu Filho ao mundo. Lembremo-nos que é com esta expressão (“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo...”) que começamos nossas missas, estação de abundância de graças.

          Assim sendo, a perspectiva sob a qual se toma este Ano Novo, nos permite vê-lo como uma dádiva, um dom de Deus. Se é dom, tudo se enche de sentido. Cada dia não será uma simples sucessão de horas, mas uma nova ocasião para experimentar esta ternura que é a graça do Senhor. A luz de um novo amanhecer renovando nossas energias, o manto da noite que nos convida ao justo repouso e à reflexão, a melodia do canto dos pássaros ou o som dos desafios da cidade, tudo é graça, tudo é ocasião para amar e ser amado.
          Cada pessoa, não será para nós mais um transeunte. A expressão dos irmãos conhecidos ou anônimos se torna oportunidade para vermos a riqueza do criador, que nos convida a descobrir ali sua criatividade e seu mistério. Entre sorrisos de conquistas e lágrimas de dor, está Deus no irmão nos chamando para amar.
          Às vezes, nós que queremos viver de fé e na fé, ficamos esperando grandes ocasiões para recebermos de Deus ou para Lhe darmos uma prova de confiança. Esperamos grandes milagres... O milagre está no dia-a-dia, no nosso respiro sem parar, no movimento de nossos corpos e em tantas bênçãos que o Senhor nos envia diariamente. Mas porque são comuns, nem sempre lhe damos a devida reverência.
          Que se desenvolva em nós a espiritualidade do cotidiano onde nosso olhar se purifica para enxergarmos o dedo de Deus agindo através de tudo e de todos. Assim, 2012 pode até nem ser o ano de um grande acontecimento... Mas poderá ser grande porque neste ano bissexto se renova diariamente a ternura de Deus nos segundos do nosso viver. Permeado por tantas bênçãos, será um ano novo de graça!
                                                                                                                                        (Pe Ednelson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é precioso para o nosso ato evangelizador, mas seja cordial. Muito obrigado!